quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Socorro, provas!

Olá pessoal, como na postagem anterior não tive tempo de fazer um texto mais trabalhado e com um conteúdo que possa ajudar, disponibilizei uma enquete com alguns assuntos em que poderiam vir a ser o tema dessa postagem, e como gostei da idéia, resolvi seguir a linha de pensamento dos votos e optei em falar um pouco sobre a semana de provas.

Semana de provas é algo muito tenso e complicado, pior que a tensão que sentimos, ainda tem muito assunto visto com pouco tempo para rever e o problema maior ainda (quando necessita): dever nota, saber exatamente a nota que precisa tirar, no mínimo.

Muito assunto e pouco tempo para estudar, todos os tópicos e assuntos tratados em 6 meses para serem apresentados e provados que conhecem/ sabem em apenas uma hora. Uma das importantes dicas que darei nesse post é fazer um resumo de todos os assuntos, um resumo separado por tópicos, cada síntese em uma página, por mais que certamente terá muitas folhas em mãos, será bacana que terá a liberdade de escrever grandes textos e principalmente ter a metade da página para fazer anotações com palavras chaves.

Em falar em palavras chaves, essa é a segunda dica importante que dou, mas essa não funciona apenas em época de provas e sim no período em aula mesmo, enquanto o professor esta explicando a matéria, faça anotações no seu material, escreva as palavras chaves (aquelas palavras que ao serem lidas, lembre todo o conteúdo explicado), e quando for estudar, ao pegar seu material, só em ler as palavras chaves, virá à cabeça todo o assunto tratado, sabendo o assunto tratado, só será preciso alguns detalhes que acha importante e vai ser cobrado.

Mais algumas dicas para a hora de estudar:

# Não estude mais do que quatro horas por dia, além do período que você está na escola;
# Não estude só uma matéria por dia.
# Ambiente claro, silencioso e arejado ajuda nos estudos. Cada um deve encontrar o seu jeito de estudar;
# Organize o seu dia, programa-se para todos os compromissos e tenha tempo para relaxar e se divertir.

Como o nervosismo é forte e um dos principais “culpados” depois da prova, deixarei algumas dicas sobre relaxamento também, como relaxar antes de fazer a bendita avaliação, vamos a alguns:

# Conversar. Nada melhor que sentar com algum amigo, ente querido ou mesmo um psicólogo e desabafar tudo que está sentindo;
# Fazer yoga, tai-chi chuan ou alguma atividade física de baixo impacto;
# Desenhar, pintar, fazer colagem, esculturas em argila, entre outras atividades gráfico-expressivas;
# Alimentar-se corretamente;
# Comer chocolate;
# NÃO COMER massas, gorduras, frituras e comidas sem valor nutritivo;
# NÃO AO FUMO, ÁLCOOL, CAFÉ E REMÉDIOS;
# Durma bem;
# Ouvir música e assistir a um bom filme;
# Pensar positivamente, autodisciplina e ter autoconfiança são ótimos também;
# Meditar.

Claro que essas dicas a cima não vão influenciar na nota, mas vai fazer com que fique mais relaxado, mais preparado com o seu nervosismo. Bom pessoa, vou ficando por aqui e espero ter ajudado alguém com esse post, dessa vez vou deixar 3084 beijos e uma ótima semana de provas.


Um comentário: