terça-feira, 25 de outubro de 2011

Profissão, qual escolher e por quê?

Ser um estudante do ensino médio é realmente muito prazeroso, é nesse momento em que se sente mais adulta(o), e pensa que tem muitas obrigações e deveres, sendo que a vida de gente grande ainda nem começou. A primeira grande e talvez mais importante pergunta surge: Qual profissão seguir?

Antes de começarmos a falar sobre qual curso seguir, vamos deixar bem claro que existem diferenças entre profissão, ocupação e carreira, de forma bem resumida: Profissão: é o curso escolhido para a faculdade, a formação. Ocupação: é aquilo que a pessoa se ocupa no seu cotidiano profissional. E carreira: é o que a pessoa trabalha. Exemplo: ela pode ser formada em Ciências Contábeis e esta atuando na Auditoria de um banco, acho que deu para entender, né?

Como escolher a profissão certa? Antes de se perguntar sobre o que vai cursar, é preciso saber seu gosto, o que você gosta de fazer (dentro da escola mesmo tem várias opções: matemática, português, geografia, história, artes, educação física, química etc), não queira fazer algo que não te agrade, não queira seguir conselhos sem antes pensar no seu gosto. Se uma pessoa tem mais habilidade em matemática e não gosta de história, por qual motivo vai optar em fazer turismo? Sim, totalmente estranho, esse é um grande exemplo que ela não parou para se perguntar: O QUE EU GOSTO DE FAZER? Por isso digo o primeiro passo para o sucesso, é conhecer você mesmo.

Segundo passo: não escolher uma profissão que tenha muitas vagas e boa remuneração se não gosta daquilo, como aquela frase antiga e muito famosa diz: dinheiro não trás felicidade. Não adianta escolher uma profissão que poderá trazer muito retorno financeiro, se bem que essa “regra” de escolher tal profissão por causa do salário é totalmente lenda, todas as profissões dão grandes retornos, basta correr atrás, ser batalhador e centrado, olhar para onde quer chegar... Se todas as profissões dão grandes retornos, então porque não fazer/ trabalhar naquilo que gosta? Tem algo mais gostoso que fazer o que gostamos e ainda por cima ganhar dinheiro nisso? Acho que não...

Terceiro passo: só comece algo que sabe que vai terminar. Como o meu pai sempre disse, nunca comece fazer alguma coisa e pare na metade, pois além do tempo perdido no momento da execução da mesma, ainda vai te privar de fazer várias outras, ou seja, se começar a fazer um curso, tente ir até o final. Se realmente seguir os dois primeiros passos, com certeza esse terceiro vai ser apenas uma continuação de uma estrada, mais um degrau para a sua escada.

Quarto passo: conheça um pouco mais do que pretende fazer. Muitos começam a freqüentar a universidade sem antes ter uma base daquilo que pretende para a vida toda, uma dica muito boa e útil, seria fazer um curso técnico ou um curso de formação continuada antes de entrar na universidade, talvez tirasse todas as suas dúvidas sobre o mesmo e já te desse uma certeza: começar ou desistir do pensamento.

Acho que as minhas dicas já foram dadas, espero que esse post tenha sido importante para os jovens que irão prestar vestibular. CALMA, CALMA, CALMA, você leu o post e ainda ficou com cara de o que vou fazer na faculdade? Então vou ajudar mais uma vez, aqui em baixo vou deixar alguns links com Testes Vocacionais (abaixo da imagem). Grande beijo, até a próxima e BOA SOOORTE!


Carlos Martins | Portal dos Estudantes | Mundo Vestibular | Colégio 24 horas | Vestibular Seriado



Comentários
0 Comentários
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário