sábado, 22 de outubro de 2011

Você precisa conhecer

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje resolvi fazer um post um pouco mais "cultural", preciso confessar que sou um apaixonado por essa mulher, acho que ela escreve super bem, faz sentir cada letra de seus textos, sabe descrever os sentimentos e vontades como nenhum outro. Ainda assim vejo muitas pessoas perguntando quem é, fico completamente indignado com isso, mas antes que alguém pergunte aqui, já vou logo respondendo: CLARICE LISPECTOR, sim aquela mulher em que a maioria das pessoas conhecem por que foram apresentados na aula de literatura ou pelo simples fato de viver nos Trending Topics BR, na minha opinião todos deviam conhecer a história de vida dessa rainha das letras, porque os textos/ frases/ poemas certamente já vimos ao menos UM, pois bem vamos conhecer um pouco da vida dessa rainha.

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, com dois meses de idade chegou ao Brasil, aos 8 anos perdeu a mãe, três anos depois mudou com seu pai e suas duas irmãs para o Rio de Janeiro. É formada em direito, trabalhou como redatora para a Agência Nacional e como jornalista no jornal “A Noite”. Casou com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem viveria muitos anos fora do Brasil, o casal teve dois filhos.

O primeiro romance foi publicado em 1944, “Perto do Coração Selvagem”. No ano seguinte ganhou o Prêmio Graça Aranha, dois anos depois publicou “O Lustre”, alguns anos depois saiu a primeira edição francesa de “Perto do Coração Selvagem”, dois anos depois da edição francesa escreveu o romance “A Maçã no Escuro” e começou a publicar contos na revista.

Após separação de seu marido, Clarice radicalizou e publicou seu primeiro livro de contos, “Laços de Família”, seguido de “A Legião Estrangeira” e de “A Paixão Segundo G.H.”, considerado um marco na literatura brasileira. Em 1967 feriu-se gravemente num incêndio em sua casa, provocado por um cigarro. Sua carreira literária prosseguiu com os contos infantis de “A mulher que matou os Peixes”, “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” e “Felicidade Clandestina”. Nos anos 70 Clarice publicou “Água Viva”, “A Imitação da Rosa”, “Via Crucis do Corpo” e “Onde Estivestes de Noite?”. Reconhecida pelo público e pela crítica, em 1976 recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra. No ano seguinte, publicou seu último livro “A Hora da Estrela”, cujo adaptado para o cinema.

Clarice Lispector morreu de câncer, na véspera de seu aniversário de 57 anos.

Apoio para o texto: Educação UOL

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."


Ela é simplesmente perfeita, espero que tenham gostado de ter conhecido um pouco da vida dessa mulher fantástica, pelo menos eu gostei de ter pesquisado um pouco sobre ela, acho que vou postar mais coisas do gênero, beijos e até mais.



Um comentário:

  1. Adoro os poemas e tudo que é da Clarice Lispector, adorei o seu post And! Beijos! ;D

    ResponderExcluir