terça-feira, 15 de novembro de 2011

A pior arma de todas

Olá pessoa, tudo bem?

Na última postagem que escrevi coloquei algumas notícias da semana e entre as tais tem uma que me chama bastante atenção: Senado aprova prisão para quem beber e dirigir e me fez pensar um pouco sobre os acidentes de transito que ocorrem atualmente no Brasil...

O Brasil ocupa o quinto lugar em ocorrências de mortes em trânsito, fica atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. O povo brasileiro está morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, ainda mais quando o veículo é motocicleta, segundo o Ministério da Saúde em 2010 morreram 40.610 pessoas, sendo 25% dessas, usavam motocicletas. Em nove anos (2002 a 2010), a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143 mortes. Entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos (nesses nove anos) foi registrado no Norte com 53%, Nordeste 48%, Centro-Oeste 22%, Sul 17% e Sudeste com 10%.


A quantidade de óbitos é realmente grande, mas o número de internações causadas por esse tipo de acidente é ainda maior, com a ampliação das unidades de urgência e emergência, como as UPAs 24h (Unidade de Pronto Atendimento) e a expansão do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), houve uma queda na proporção de mortes e aumento de internações. No ano passado (2010), foram contabilizadas 145 mil internações no SUS causadas por acidentes, 15% a mais do que em 2009 e um aumento de 8% no número de óbitos.

Os índices de crescimento de acidentes com motocicletas são mais assustadores. Em nove anos, os óbitos ocasionados por ocorrências com motos mais que triplicaram na Região Sudeste, saltando de 940 para 2.948 pessoas (crescimento de 214%), os óbitos cresceram 165% no Nordeste, 158% no Centro-Oeste, 147% no Norte e 144% no Sul.

Os índices de crescimento de acidentes com motocicletas são mais assustadores. Em nove anos, os óbitos ocasionados por ocorrências com motos mais que triplicaram na Região Sudeste, saltando de 940 para 2.948 pessoas (crescimento de 214%), os óbitos cresceram 165% no Nordeste, 158% no Centro-Oeste, 147% no Norte e 144% no Sul.

Com essas quantias alarmantes, será que a Lei Seca ajudou em algo? Houve uma redução de até 30% nas regiões que tiveram uma ação mais eficaz na fiscalização.

Propostas como a Lei Seca estão contidas no Plano da Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020. “Eu, como ministro da Saúde, defendo medidas que apertem a fiscalização sobre a Lei Seca, a direção alcoolizada, a segurança no trânsito e o uso de capacete e colete refletor por motociclistas”, afirma Alexandre Padilha. Para ele, outros projetos também avançam nesse sentido, como a obrigatoriedade de apresentação de carteira de motorista para compra de motos e a padronização nacional dos boletins de informação de acidentes de trânsito.

Fonte: Portal da Saúde

Muito assustador essa quantia, esse aumento de pessoas morrendo por um motivo tanto quanto besta, mas espero que com esses novos projetos que a Organização das Nações Unidas (ONU), com a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS) estão fazendo para os próximos anos, dê certo e que as pessoas fiquem mais tolerantes ao usarem seus veículos... Agora vou aumentar os meus beijos e vou deixar exatos 1.910, até a próxima...



Um comentário:

  1. é verdade, não sei como as pessoas não "se tocam", qual é, elas tiram suas próprias vidas por irresponsabilidade e ainda levam gente inocente! :s

    ResponderExcluir