terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CIÚMES!

Olá pessoal, tudo bom? Faz tempo que não venho escrever, embora esteja precisando desabafar um pouco, essas semanas depois da ultima postagem e antes dessa foi realmente muito intenso, uma intensidade que preciso de tempo para colocar as coisas no lugar, não estou querendo parar para pensar, pretendo deixar os detalhes para dizer mais para frente, assim estarei com a cabeça mais relaxada...Hoje vou falar um pouco sobre mim, mas não estou pretendendo me apresentar novamente, vou descrever um sentimento e talvez uma fraqueza que faça parte de mim e tenho certeza que faz em muitas pessoas que estão lendo: CIÚMES. 

“O ciúme nasce sempre do amor, mas nem sempre morre com ele.” 
François de La Rochefoucauld  

Algumas vezes sem que percebamos cresce no nosso interior, o ressentimento ou de uma suposta rivalidade, o sentimento de ciúme. Ciúme é o instinto de posse que ainda não foi educado. Em outras palavras, ciúme é a mesma reação instintiva que seu cachorrinho tem quando você por brincadeira ameaça tirar-lhe seu osso.

Esse sentimento que nos faz sentir incomodados com algumas situações que anteriormente não tinham muito significado e razão, exemplos, a atenção de um filho com sua mãe (normalmente quando os filhos se casam ou começam a namorar), atenção de namorados/ amigos/ colegas/ familiares, reconhecimento de suas habilidades em determinadas funções, entre outros. Quando esse sentimento chega aos relacionamentos, qualquer coisa pode ser motivo para crescer um espírito de competição e disputa. Com isso, a pessoa que era dócil, compreensiva e companheira, se transforma em uma áspera, agressiva nas respostas e pouco solícita, podendo destruir uma convivência que antes era saudável.

Se você se considera uma pessoa ciumenta vou dar 7 dicas que encontrei no site ciumes.com para controlar o ciúmes, vamos as dicas: 

#1 Aprenda com o passado. Se esse sentimento já faz parte do passado, podendo ter destruído algum relacionamento ou ter feito você se machucar demais, é melhor travar, afinal ninguém quer errar duas vezes por causa do mesmo motivo.
#2 Evite fazer filmes. Pessoas que são ciumentas tem a tendência de criar filmes na cabeça. Não deixe com que a sua imaginação crie coisas que podem não ser verdadeiras, podem ser coisas apenas da sua cabeça. Pessoas ciumentas precisam diferenciar o real com o imaginário, nem tudo o que parece é. 
#3 Não exagere. Após o filme, os mais ciumentos têm a tendência de passar do imaginário para a ação, brigando, discutindo, acusando e agressões verbais até físicas. Antes de fazer qualquer coisa pense se realmente vale a pena, pense três/ quatro/ cinco vezes antes de tomar qualquer decisão. 
#4 Segunda opinião. É sempre importante ter uma outra pessoa ao lado para te ajudar na decisão, saia com um amigo e diga suas dores e queira saber a opinião dele, para saber se realmente faz sentido o seu sentimento, há ou não motivos para o ciúmes? 
#5 Respeito próprio. Pessoas que sofrem com esse sentimento se sente com baixa auto-estima e auto-confiança porque se sente ameaçada em diversas situações, e acaba se culpando e desencadeia ataques pessoais: ou porque é muito gordo, alto, magro... Isso faz com que a chama do ciúme não apague, por isso, é necessário respeitar-se e fazer-se respeitar. Alguém que esta extremamente seguro de si, não se sentirá ameaçado por quem quer que seja. 
#6 Conversas a dois. A confiança e a comunicação representam o pilar de qualquer relação a dois. Em vez de fazer uma cena de ciúmes em frente aos amigos ou estragar aquela que estava a ser uma noite perfeita, respire fundo, analise a situação friamente e só depois é que se deve conversar com o seu companheiro(a). Fale abertamente sobre aquilo que o incomodou e como se sentiu; converse e não confronte ou grite. 
#7 Dê atenção à relação. A pessoa que esta preocupada em seguir os passos e saber de todas as palavras ditas pelo parceiro, pouco terá tempo ou paciência para dedicar o tempo a relação. Afinal, as pessoas querem um relacionamento a dois para serem felizes, trocarem experiências e principalmente planejarem um futuro, então para que passar a maior parte do tempo com ciúmes sem fundamento? Se se dedicar tanto ao fortalecimento da relação como dedica aos ciúmes, essa palavra deixará de fazer parte do seu vocabulário. 

Yeah, é isso pessoas ciumentinhas, espero que essa postagem tenha ajudado de alguma maneira a eliminar ou ao menos ter motivado a tentar fazer alguma mudança nos seus relacionamentos. Só fiz essa postagem para aprender como me comportar de maneira certa e com menos ciúmes, afinal tenho muito. E claro essas modificações nos seus sentimentos não irão fazer resultados do dia para a noite e sim com uma seqüência de treinamento. Boa sorte! Ahh, e já ia me esquecendo, nesse blog que achei as sete dicas, vi uma postagem bastante interessante para ser lida, 5 maneiras de lidar com o ciúmes de forma positiva, não vou postar aqui no blog mas deixo o link para acessarem, deixo 3.726 beijos e até a próxima.


3 comentários:

  1. eu já fui muuuito ciumenta. Hoje eu controlo mais isso, depois que vi, tudo era os "filmes", dificeis de controlar! Mas n passavam de coisas idiotas da minha cabeça rs

    ResponderExcluir
  2. O ciume, faz parte da Alma, dos desejos e das fantasias.
    Abra a sua janela, olhe para o lado, tem sempre alguém, desejando voce.
    Felicidades, sempre

    ResponderExcluir
  3. Passei pra desejar um Feliz Natal *-*

    ResponderExcluir